/História da Cidade

História da Cidade

Por volta de 1904 o Missionário Frederico Glass, liderando um grupo de cristãos, evangélicos que deixaram Santa Cruz de Goiás, chegaram até a fazenda denominada “Gameleira”, de propriedade do Sr. José Pereira Faustino; e com a vênia do proprietário neste mesmo ano fundou-se o povoado “Gameleira”.

Havia apenas quatro ruas: a da Fé, da Esperança, da Caridade, Travessa da Alegria e a Praça da Concórdia, onde foi edificada a Igreja Cristã Evangélica. Sendo seu primeiro Pastor Sr. José Ricardo do Valle e sua esposa Maria Laurinda do Valle, a primeira professora do povoado.

Com o crescimento rápido, abriram uma escola, um pequeno moínho de farinha e uma cooperativa. Por um mútuo acordo não eram permitidos neste povoado, bebidas alcoólicas, rapé, tabaco, jogo ou dança, bem como casas de prostituição; sua população cresceu em saúde, prosperidade e felicidade.

Em 1913 realizou-se a primeira Convenção Espiritual, desde então vem sendo realizada anualmente no mês de julho. Em 1927 por iniciativa do então Senador Adolfo Teixeira a denominação de Gameleira foi substituída por Cristianópolis (Cristhian – Cristo-pólis – cidade) cidade de Cristo. Sendo elevada à categoria de distrito.

Posteriormente pela Lei Estadual nº 739 de 23 de junho de 1953, foi elevada a município, emancipada politicamente. Dentre os filhos ilustres de Cristianópolis, que mais se destacaram, encontra-se o Ex-Ministro da Agricultura Dr. Iris Rezende Machado. Histórico político e administrativo: Primeiro Prefeito nomeado pelo então Governador Pedro Ludovico Teixeira, foi o Sr. Alcindo Rodrigues Chaveiro, no período de 1954.

Prefeitos eleitos pelo voto direto:

1º Sandoval Prudente – período de 1955 à 1958,
2º José Bertoldo Gomes – período de 1959 à 1960,
3º Antonio Pereira Filho – período de 1961 à 1965,
4º Jaime Ribeiro – período de 1966 à 1969,
5º Olival Alves Ribeiro – período de 1970 à 1972,
6º José Rodrigues da Paixão Neto – período de 1973 à 1976,
7º Hosana Vieira – período de 1977 à 1982,
8º Zacarias Francisco Dias – período de 1983 à 26/07/87 (faleceu nesta data não concluindo seu mandato),
9º Antonio Arruda Alves – período de 27/07/87 à 31/12/88 (concluindo o mandato do Ex-Prefeito),
10º Juarez Magalhães de Almeida Junior – Prefeito eleito para o período de 1º/01/89 à 31/12/92.

LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE CRISTIANÓPOLIS: sob a Proteção de Deus e em nome do povo de Cristianópolis, nós, Vereadores, investidos de Poder Constituinte, fiéis as tradições e aos anseios de nosso povo, respeitando os direitos fundamentais da pessoa humana, buscando definir e limitar a ação do Município em seu papel de constituir uma sociedade livre e justa, aprovamos e promulgamos a presente Lei Orgânica do Município de Cristianópolis.